Bahia,
Susep: Ranking identifica veículos preferidos pelos ladrões

Forte e veloz. Essas são as características dos carros com maior índice de roubo e furto, apontados pela Auto Seg, uma pesquisa da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o "xerife" do mercado segurador. O levantamento, relativo ao período de janeiro a junho de 2002 (último disponível), mostra que estão na preferência dos bandidos automóveis como Golf, Tipo, Saveiro, Tempra e Omega.

Além de força e velocidade, esses carros têm outro ponto em comum: "São os veículos preferidos dos jovens, por serem mais velozes e potentes", analisa Paulo Umeki, diretor-técnico de automóveis da Sul América Seguros. Consequentemente, diz Umeki, são aqueles carros que ficam estacionados nas ruas, nas portas das universidades e das casas noturnas, em locais e condições propícias ao roubo.

Na outra ponta do ranking (a dos menos roubados) estão modelos de automóveis como Civic, Corolla, Celta e Marea. Outra coincidência: são as marcas mais compradas pelo grupo considerado de menor risco pelas seguradoras: homens acima de 35 anos (casados, com filhos) e mulheres em todas as idades (na tabela "Índice de sinistros/prêmio", nesta pagina, é possível observar o perfil de risco dos motoristas por sexo e idade).

A Auto Seg está revelando com mais precisão e amplitude dados como esses - a relação entre o tipo de motorista e o índice de sinistralidade de veículos. Até então, esse conhecimento era apenas intuitivo, com base em experiência própria da seguradora com seus clientes e observação do mercado.

A Auto Seg é uma compilação de informações enviadas obrigatoriamente pelas seguradoras à Susep, e cruzadas entre si. Realizada desde 1998 com o objetivo de suprir as seguradoras, só em 2002 foi divulgado ao público em geral, através da página da Susep na internet. Além de dados por região, detalhados para modelos de passeio nacionais e importados e motos, traz um ranking de veículos por sinistros gerais (desde a simples requisição de reboque até colisão e roubo, passando por incêndio e alagamento).

O perfil de risco dos proprietários de veículos já tinha sido identificado há alguns anos, quando o mercado adotou o chamado questionário de perfil, um formulário preenchido pelos candidatos à aquisição de apólices de seguros de carros. Nesse questionário, os segurados respondem sobre problemas de saúde, hábitos de lazer, quantas pessoas utilizam o carro e o trajeto que percorrem rotineiramente.

Cruzando as informações dos questionários de perfil com as ocorrências de sinistros, as seguradoras descobriram que os homens mais jovens são os mais imprudentes e os que a mais riscos expõem o veículo e a própria vida. A partir dessa constatação, passaram a praticar preços diferenciados dependendo da idade e do sexo do segurado, cobrando prêmios mais altos para os clientes de maior risco.

"O mérito do Auto Seg é agrupar dados de todas as seguradoras", diz Fernando Reinhardt, gerente da área de automóveis da Itaú Seguros. Segundo ele, isso permite às companhias classificar riscos para qualquer veículo, mesmo que não disponham individualmente de volume suficiente para identificar o carro que dá mais ou menos sinistro. "Isso contribui para a tomada de decisão da seguradora e colabora com a estratégia de formação de preços", comenta José Adalber Alencar, diretor da corretora Harmonia. A disponibilidade desses dados permite à seguradora comparar prêmios e sinistros por região e decidir se vai ou não vender seguro em determinados locais, afirma Danilo Claudio, chefe do Departamento de Controle Econômico da Susep e responsável pelo Auto Seg. "Esperamos que contribua para aumentar a concorrência no mercado".

Fonte: Valor Econômico

<--- Voltar

Topo   
Empresa | Seguros | Produtos & Serviços
Notícias | Informativo | Eventos
Página Inicial | Agenda de Vencimento | Personal Protection | Fale Conosco
Regra para pagamento de prêmios ajuda segurados
Cartilha da ANS sobre migração e adaptação
Reajuste para migrar de plano será de 15%
Preços caem no exterior, mas insegurança permanece
  Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002, CPR Seguros & Riscos Desenvolvido pela Index